O projeto GENAI explora as profundas implicações da Inteligência Artificial Generativa (GENAI) para a nossa compreensão da mente humana e as possibilidades de florescimento cognitivo humano neste novo contexto. Com base na compreensão de que a mente humana evolui em conjunto com os avanços tecnológicos, esta iniciativa visa explorar e salvaguardar as condições necessárias para um desenvolvimento cognitivo ideal no meio da proliferação de ferramentas GENAI.
Numa época em que as tecnologias GENAI, como ChatGPT, MidJourney e AlphaFold, estão a ultrapassar os limites da realização humana, encontramo-nos à beira de um novo cenário cognitivo. O projeto reconhece o ritmo rápido da mudança catalisada por estas tecnologias, reconhecendo o seu potencial para remodelar não apenas as nossas capacidades práticas, mas também os nossos quadros conceptuais. Estes avanços não só redefinem o que é alcançável pela IA e pelos seres humanos, mas também desafiam os nossos conceitos fundamentais, como cognição, conhecimento, criatividade e agência.
A ideia do Problema Mente-Tecnologia — um termo cunhado para encapsular as fronteiras indefinidas entre a cognição humana e a inovação tecnológica — procura capturar uma nova formação conceptual que incorpora tanto a tecnologia como a mente. Ao navegar no terreno incerto do vale misterioso da mente — um espaço onde as capacidades da IA confundem os limites entre a cognição humana e a artificial — o projeto GENAI esforça-se por iluminar caminhos para a adaptação e capacitação humana num momento de rápida adoção da IA.
O projeto visa fornecer insights interdisciplinares sobre a natureza evolutiva da mente humana no contexto da rápida integração das tecnologias GENAI em vários aspetos da nossa vida.
O projeto procura:
- Identificar e analisar as diversas implicações da GENAI na ecologia cognitiva humana, especialmente no contexto do florescimento cognitivo humano.
- Avaliar até que ponto e de que forma podemos reconceptualizar noções fundamentais de mente, cognição e tecnologia à luz dos avanços recentes da IA.
- Entender como essas mudanças interagem com as estruturas conceptuais desenvolvidas na ciência cognitiva 4E.
- Envolver filósofos, cientistas sociais e estudiosos de humanidades em discursos significativos sobre a evolução da concepção humana de si mesmo e de agência no novo contexto.
- Desenvolver estruturas conceptuais e recursos para ajudar a sustentar o florescimento cognitivo humano no meio da disrupção tecnológica.
Vítor Santos
Chris Sinha
Jesus Vega
Marco Fasoli
Mark Coeckelbergh
Manuel Herras-Escribano
Ron Chrisley
Richard Menary
Steve Torrance
Susan Schneider
Xavier Barandarian