Este grupo de investigação dedica-se ao desenvolvimento de metodologias e instrumentos teóricos capazes de abordar questões filosóficas na prática, contribuindo para os desafios societais. Com foco na argumentação e no raciocínio, são desenvolvidas ferramentas teoricamente fundamentadas e metodologias para analisar o funcionamento da linguagem, da comunicação e do raciocínio em diferentes práticas: no discurso político, na comunicação médica, nos diálogos educacionais, na publicidade, nos textos jurídicos e nas discussões, entre outras.
Fazem parte do grupo especialistas em várias áreas da filosofia, ciência cognitiva, linguística, análise do discurso e comunicação multimodal e digital, com conhecimento especializado das áreas específicas das práticas que estão a ser investigadas, através do uso de uma diversidade de métodos de pesquisa (qualitativa, quantitativa, experimental, mista). Ao nível teórico, o trabalho do grupo contribui para as áreas da teoria da argumentação, pragmática, filosofia da mente, educação e psicologia. Ao nível empírico, os investigadores aplicam as suas ferramentas inovadoras e metodologias em diferentes cenários (educação, saúde, política, … etc), propiciando uma detalhada análise das práticas humanas. Subjacente à diversidade do grupo, está a convicção da importância da interconexão entre a produção teórica e as aplicações práticas que a primeira possibilita. Algumas áreas específicas de investigação incluem:
• Filosofia e pensamento crítico na educação
• O impacto do raciocínio analógico e metafórico em vários contextos
• Raciocínio político e argumentação
• Comunicação médica
• Análise do discurso e de textos
• Contribuição da filosofia para o processo criativo
• Filosofia para crianças
• Ferramentas filosóficas para vários projetos-piloto em educação e investigação