Filosofia e Argumentação na Sociedade (PAIS)

Este grupo de investigação dedica-se ao desenvolvimento de metodologias e instrumentos teóricos capazes de abordar questões filosóficas na prática, contribuindo para os desafios societais. Com foco na argumentação e no raciocínio, são desenvolvidas ferramentas teoricamente fundamentadas e metodologias para analisar o funcionamento da linguagem, da comunicação e do raciocínio em diferentes práticas: no discurso político, na comunicação médica, nos diálogos educacionais, na publicidade, nos textos jurídicos e nas discussões, entre outras.


Fazem parte do grupo especialistas em várias áreas da filosofia, ciência cognitiva, linguística, análise do discurso e comunicação multimodal e digital, com conhecimento especializado das áreas específicas das práticas que estão a ser investigadas, através do uso de uma diversidade de métodos de pesquisa (qualitativa, quantitativa, experimental, mista). Ao nível teórico, o trabalho do grupo contribui para as áreas da teoria da argumentação, pragmática, filosofia da mente, educação e psicologia. Ao nível empírico, os investigadores aplicam as suas ferramentas inovadoras e metodologias em diferentes cenários (educação, saúde, política, … etc), propiciando uma detalhada análise das práticas humanas. Subjacente à diversidade do grupo, está a convicção da importância da interconexão entre a produção teórica e as aplicações práticas que a primeira possibilita. Algumas áreas específicas de investigação incluem:


• Filosofia e pensamento crítico na educação
• O impacto do raciocínio analógico e metafórico em vários contextos
• Raciocínio político e argumentação
• Comunicação médica
• Análise do discurso e de textos
• Contribuição da filosofia para o processo criativo
• Filosofia para crianças
• Ferramentas filosóficas para vários projetos-piloto em educação e investigação

Publicações
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capítulos de livros
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2022
ArgLab • capítulos de livros
Conceptual analysis as a means for teaching intellectual virtues in P4C
Conceptual analysis as a means for teaching intellectual virtues in P4C
Florian Franken Figueiredo
D. Mendonça & F. Franken Figueiredo (Eds.), Conceptions of Childhood and Moral Education in Philosophy for Children. Basingstoke: Springer Nature (no prelo).
2022
ArgLab • capítulos de livros
Foundations of Philosophy for Children, Reasonableness and the Education of Thinking
Foundations of Philosophy for Children, Reasonableness and the Education of Thinking
Dina Mendonça
N. S. Miras Boronat & M. Bella (Eds.), Women in Pragmatism: Past, Present, and Future. Switzerland: Springer.
artigos em revistas científicas
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2022
ArgLab • artigos em revistas científicas
On the concept of childhood in Wittgenstein’s Philosophical Investigations
On the concept of childhood in Wittgenstein’s Philosophical Investigations
Florian Franken Figueiredo
Wittgenstein-Studien (no prelo).
2022
ArgLab • artigos em revistas científicas
The use of words as technical objects: Chinese symbols, Wittgenstein’s builders, and the rise of the machines
The use of words as technical objects: Chinese symbols, Wittgenstein’s builders, and the rise of the machines
Florian Franken Figueiredo
Philosophy and Technology (no prelo).
Projetos de Investigação
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