O grupo “Arte, Crítica e Experiência Estética” reúne investigadores que trabalham sobre questões estéticas, explorando a sua importância cultural e influência na nossa existência individual e coletiva. Além disso, a investigação filosófica da experiência estética visa compreender aprofundadamente as condições que regem a nossa apreensão sensível da realidade, e bem assim o conhecimento específico desencadeado por processos artísticos e pelo julgamento estético. O grupo foi criado em 2015 no contexto do extinto AELab, sob a denominação “Imagem e Conceito”, e foi coordenado por Maria Filomena Molder até 2017. Os membros do grupo têm desempenhado um papel activo na já longa investigação em estética desenvolvida no IFILNOVA (veja-se, a propósito, o projeto “Morfologia: Questões de método e de linguagem”, bem como o projeto em curso financiado pela FCT, “Fragmentação e Reconfiguração: a experiência da cidade entre arte e filosofia”). Tal constitui o pano de fundo das linhas temáticas a que o grupo de investigação se dedica actualmente:
• O estudo dos valores estéticos a partir da perspetiva da sua transformação histórica-filosófica, e a sua relação com práticas artísticas e com a crítica;
• A investigação da experiência estética da cidade, na intersecção entre filosofia e arte.
Nos últimos três anos, o grupo colaborou com professores e investigadores de inúmeros institutos portugueses e estrangeiros. Aproveitando ao máximo o ambiente e atividades académicas (tais como seminários, conferências e publicações), o grupo desenvolve em simultâneo um projeto de disseminação com várias atividades em curso e planeadas com instituições não-académicas (tais como o Arquivo Municipal de Lisboa, a Rádio Antena 2 e Escolas de Arte), o que mostra a sua crescente comunicação com a sociedade em geral. A participação regular dos seus membros em produções culturais e artísticas, contribui para o diálogo fértil com as práticas artísticas, muitas vezes reforçada pelo precioso conhecimento interior decorrente do processo criativo.