Arte, Crítica e Experiência Estética

O grupo “Arte, Crítica e Experiência Estética” reúne investigadores que trabalham sobre questões estéticas, explorando a sua importância cultural e influência na nossa existência individual e coletiva. Além disso, a investigação filosófica da experiência estética visa compreender aprofundadamente as condições que regem a nossa apreensão sensível da realidade, e bem assim o conhecimento específico desencadeado por processos artísticos e pelo julgamento estético. O grupo foi criado em 2015 no contexto do extinto AELab, sob a denominação “Imagem e Conceito”, e foi coordenado por Maria Filomena Molder até 2017. Os membros do grupo têm desempenhado um papel activo na já longa investigação em estética desenvolvida no IFILNOVA (veja-se, a propósito, o projeto “Morfologia: Questões de método e de linguagem”, bem como o projeto em curso financiado pela FCT, “Fragmentação e Reconfiguração: a experiência da cidade entre arte e filosofia”). Tal constitui o pano de fundo das linhas temáticas a que o grupo de investigação se dedica actualmente:


• O estudo dos valores estéticos a partir da perspetiva da sua transformação histórica-filosófica, e a sua relação com práticas artísticas e com a crítica;


• A investigação da experiência estética da cidade, na intersecção entre filosofia e arte.


Nos últimos três anos, o grupo colaborou com professores e investigadores de inúmeros institutos portugueses e estrangeiros. Aproveitando ao máximo o ambiente e atividades académicas (tais como seminários, conferências e publicações), o grupo desenvolve em simultâneo um projeto de disseminação com várias atividades em curso e planeadas com instituições não-académicas (tais como o Arquivo Municipal de Lisboa, a Rádio Antena 2 e Escolas de Arte), o que mostra a sua crescente comunicação com a sociedade em geral. A participação regular dos seus membros em produções culturais e artísticas, contribui para o diálogo fértil com as práticas artísticas, muitas vezes reforçada pelo precioso conhecimento interior decorrente do processo criativo.

Publicações
+
livros
+
2017
CultureLab • livros
Pierre Macherey: Dell’utopia!
Pierre Macherey: Dell’utopia!
Gianfranco Ferraro (Ed. e trad.)
Pisa: Textus
2015
CultureLab • livros
Friedrich Schlegel: Da essência da crítica e outros textos
Friedrich Schlegel: Da essência da crítica e outros textos
Bruno C. Duarte (Trad., notas e prefácio)
Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
2014
CultureLab • livros
O Perseguidor das Sombras
O Perseguidor das Sombras
Maria Filomena Molder
São Paulo: Lumme Editora
capítulos de livros
+
2021
CultureLab • capítulos de livros
Chaosmopolitanism: Reconfiguring James Joyce’s cities of thisorder and exiled selves
Chaosmopolitanism: Reconfiguring James Joyce’s cities of thisorder and exiled selves
Bartholomew Ryan
Conceptual Figures of Fragmentation and Reconfiguration (no prelo)
2016
CultureLab • capítulos de livros
A diferença entre salvar (zu reten) e libertar (zu erlosen) a existência pessoal. Sobre Etty Hillesum
A diferença entre salvar (zu reten) e libertar (zu erlosen) a existência pessoal. Sobre Etty Hillesum
Maria Filomena Molder
M. L. R. Ferreira, & F. Henriques (Coords.), Marginalidade e Alternativa. Vinte e Seis Filósofas para o século XXI. Lisboa: Edições Colibri.
2016
CultureLab • capítulos de livros
Literature and Health: Proust as Symptomatologist
Literature and Health: Proust as Symptomatologist
Claudio Rozzoni
L. Schreel (Ed.), Pathology and Aesthetics. Essays on the Pathological in Kant and Contemporary Aesthetics (pp. 49-68). Düsseldorf: Düsseldorf University Press.
2015
CultureLab • capítulos de livros
La trama sospesa
La trama sospesa
Gianfranco Ferraro
M. Masini (Org.), Fernando Pessoa, Pagine di Critica e Estetica. Pisa: alleoPoesia & TeXtus.
2015
CultureLab • capítulos de livros
L’architecture est un geste. Variations sur un motif wittgensteinien
L’architecture est un geste. Variations sur un motif wittgensteinien
Maria Filomena Molder
P. Woitling, & C. Denat (Eds.), Transferts linguistiques, hybridations culturelles (Langage et pensée, n.° 6, pp. 319-342). Reims: Épure – Éditions et Presses Universitaires de Reims.
2015
CultureLab • capítulos de livros
Habiter: un secret manifeste
Habiter: un secret manifeste
Maria Filomena Molder
S. Franceschelli, M. Gribaudi, & H. Le Bras (Eds.), Morphogenèse et Dynamiques urbaines: Les ateliers de Morphologie EHESS-EnsAd (pp. 62-73). Paris: PUCA.
2015
CultureLab • capítulos de livros
Genio e creazione artistica
Genio e creazione artistica
Claudio Rozzoni
M. Mazzocut-Mis (Ed.), Lineamenti di Estetica. Temi e problemi (pp. 28-53). Firenze: Le Monnier.
2015
CultureLab • capítulos de livros
Senza condizioni. Sulla professione e la condotta della filosofia
Senza condizioni. Sulla professione e la condotta della filosofia
Gianfranco Ferraro
G. Ferraro (Ed.), La filosofia come professione. Pisa: Alleopoesia.
artigos em revistas científicas
+
2017
CultureLab • artigos em revistas científicas
As mãos sobre a cidade: utopia, periferia e distopia na Lisboa contemporânea
As mãos sobre a cidade: utopia, periferia e distopia na Lisboa contemporânea
Gianfranco Ferraro
Thomas Project, 24.04.2017.
2016
CultureLab • artigos em revistas científicas
Cosa resta dei beni comuni? Su di una ragionevole utopia urbana
Cosa resta dei beni comuni? Su di una ragionevole utopia urbana
Gianfranco Ferraro
Qualeducazione
2014
CultureLab • artigos em revistas científicas
Chi scrive? Chi legge? Il chiasma fra autore e lettore a partire dalle “Recherches sur l’usage littéraire du langage”
Chi scrive? Chi legge? Il chiasma fra autore e lettore a partire dalle “Recherches sur l’usage littéraire du langage”
Claudio Rozzoni
Chiasmi international, 16, pp. 325-344.
artigos em atas de conferência
+
outros
+
2017
CultureLab • outros
Hegel: Elêusis
Hegel: Elêusis
Bruno C. Duarte (Trad.)
Telhados de Vidro, (21), pp. 94-103.
2016
CultureLab • outros
A biblioteca em fogo
A biblioteca em fogo
Maria Filomena Molder
Revista Telhados de Vidro, n.º 21.
2016
CultureLab • outros
La bibliothèque en feu
La bibliothèque en feu
Maria Filomena Molder
Amadeo de Souza Cardoso (Catalogue de l'exposition au Grand Palais, 20 avril – 18 juillet 2016). Paris: Fondation Gulbenkian/Réunion des Musées Nationaux – Grand Palais.
2015
CultureLab • outros
Eterno estrangeiro, eterno convidado
Eterno estrangeiro, eterno convidado
Maria Filomena Molder
Eu e os Outros (Catálogo, pp. 21-32). Lisboa: Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado/Leya.
2015
CultureLab • outros
Amor do longínquo, obediência à proximidade
Amor do longínquo, obediência à proximidade
Maria Filomena Molder
Revista Telhados de Vidro, 20, pp. 215-238.
2014
CultureLab • outros
A meada dos rastros. Catálogo da exposição Statua – pinturas e desenhos de Manuel Vilarinho
A meada dos rastros. Catálogo da exposição Statua – pinturas e desenhos de Manuel Vilarinho
Maria Filomena Molder
Lisboa: Giefarte
2014
CultureLab • outros
Finanza antimoderna. Una lettura di “The Wolf of Wall Street”
Finanza antimoderna. Una lettura di “The Wolf of Wall Street”
Gianfranco Ferraro
Ponte, 70(11-12), 74-81.