ArgLab
Laboratório de
Argumentação

O ArgLab é um laboratório de investigação internacionalmente reconhecido, proeminente nas áreas da teoria da argumentação, mente e raciocínio. Tem como principal objetivo o desenvolvimento de uma perspetiva filosófica consistente acerca dos problemas fundamentais da argumentação e do raciocínio humanos que vise diretamente o esclarecimento de problemas sociais cruciais. Para este fim, o ArgLab investiga e desenvolve questões prementes na teoria da argumentação, pragmática, filosofia da mente e da tecnologia, meta-ética e filosofia da linguagem. Em todas estas áreas, o foco está na argumentação e no processo de tomada de decisões, tanto no aspeto linguístico como no aspeto cognitivo, estudando a relação entre diferentes formas de raciocínio e a fundamentação de decisões tomadas em situações de incerteza e de pluralidade de valores. Este foco permite uma abordagem situada na qual os conceitos filosóficos se tornam ferramentas para a investigação empírica e para a intervenção social, sobretudo em contextos tão relevantes como a educação, ambiente, cuidados de saúde, direito, política e tecnologia.

Devido à sua consistente produção científica, aos numerosos projectos (que perfazem um total de 2 milhões de euros de financiamento externo nos últimos 3 anos) e actividades desenvolvidas, o ArgLab tem ganho reconhecimento internacional no âmbito dos estudos de argumentação (tendo, por exemplo, organizado a primeira Conferência Europeia de Argumentação em 2015). O laboratório inclui 18 investigadores (pós-docs, contratados e professores) e 7 colaboradores (estudantes de doutoramento). As actividades do ArgLab estão distribuídas por três Grupos de Investigação.

Publicações
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2022
ArgLab • artigos em revistas científicas
Agnes Callard: Aspiration. The Agency of Becoming (recensão)
Agnes Callard: Aspiration. The Agency of Becoming (recensão)
Florian Franken Figueiredo
Philosophisches Jahrbuch (no prelo).
2022
ArgLab • livros
Conceptions of Childhood and Moral Education in Philosophy for Children
Conceptions of Childhood and Moral Education in Philosophy for Children
Dina Mendonça & Florian Franken Figueiredo (Eds.)
Basingstoke: Springer Nature (no prelo)
2022
ArgLab • capítulos de livros
Conceptual analysis as a means for teaching intellectual virtues in P4C
Conceptual analysis as a means for teaching intellectual virtues in P4C
Florian Franken Figueiredo
D. Mendonça & F. Franken Figueiredo (Eds.), Conceptions of Childhood and Moral Education in Philosophy for Children. Basingstoke: Springer Nature (no prelo).