ArgLab
Laboratório de
Argumentação

O ArgLab é um laboratório de investigação internacionalmente reconhecido, proeminente nas áreas da teoria da argumentação, mente e raciocínio. Tem como principal objetivo o desenvolvimento de uma perspetiva filosófica consistente acerca dos problemas fundamentais da argumentação e do raciocínio humanos que vise diretamente o esclarecimento de problemas sociais cruciais. Para este fim, o ArgLab investiga e desenvolve questões prementes na teoria da argumentação, pragmática, filosofia da mente e da tecnologia, meta-ética e filosofia da linguagem. Em todas estas áreas, o foco está na argumentação e no processo de tomada de decisões, tanto no aspeto linguístico como no aspeto cognitivo, estudando a relação entre diferentes formas de raciocínio e a fundamentação de decisões tomadas em situações de incerteza e de pluralidade de valores. Este foco permite uma abordagem situada na qual os conceitos filosóficos se tornam ferramentas para a investigação empírica e para a intervenção social, sobretudo em contextos tão relevantes como a educação, ambiente, cuidados de saúde, direito, política e tecnologia.

Devido à sua consistente produção científica, aos numerosos projectos (que perfazem um total de 2 milhões de euros de financiamento externo nos últimos 3 anos) e actividades desenvolvidas, o ArgLab tem ganho reconhecimento internacional no âmbito dos estudos de argumentação (tendo, por exemplo, organizado a primeira Conferência Europeia de Argumentação em 2015). O laboratório inclui 18 investigadores (pós-docs, contratados e professores) e 7 colaboradores (estudantes de doutoramento). As actividades do ArgLab estão distribuídas por três Grupos de Investigação.

Publicações
+
2022
ArgLab • livros
Conceptions of Childhood and Moral Education in Philosophy for Children
Conceptions of Childhood and Moral Education in Philosophy for Children
Dina Mendonça & Florian Franken Figueiredo (Eds.)
Stuttgart: Metzler (no prelo)
2022
ArgLab • capítulos de livros
Conceptual analysis as a means for teaching intellectual virtues in P4C
Conceptual analysis as a means for teaching intellectual virtues in P4C
Florian Franken Figueiredo
D. Mendonça & F. Franken Figueiredo (Eds.), Conceptions of Childhood and Moral Education in Philosophy for Children. Basingstoke: Springer Nature (no prelo).
2022
ArgLab • capítulos de livros
Foundations of Philosophy for Children, Reasonableness and the Education of Thinking
Foundations of Philosophy for Children, Reasonableness and the Education of Thinking
Dina Mendonça
N. S. Miras Boronat & M. Bella (Eds.), Women in Pragmatism: Past, Present, and Future. Switzerland: Springer.