CultureLab
Laboratório de
Cultura e Valor

O CultureLab (Laboratório de Cultura e Valor) explora e analisa a relação entre valor e cultura, isto é, os múltiplos modos nos quais os valores humanos e a acção de valorar se incorporam em formas de vida culturais, que têm um contexto particular e uma história. O laboratório integra vinte e seis investigadores e professores destacados que, desde 2014, publicaram mais de vinte livros (autoria e edição), oitenta artigos e setenta capítulos. A investigação em temas como Arte, Estética, Nietzsche, Niilismo, Subjetividade ou Literatura pretende contribuir para uma pesquisa abrangente acerca do(s) valor(es) tendo em consideração a sua relação com a cultura. Este modo particular de olhar para os problemas filosóficos acerca do(s) valor(es) tem uma forte dimensão meta-filosófica, na medida em que a cultura na qual valorizamos e reflectimos sobre os valores é sempre determinada e configurada pela história da filosofia e pela construção filosófica dos valores. Isto faz com que a história da filosofia, bem como a relação entre filosofia e cultura e filosofia e vida, sejam cruciais para o CultureLab.

 

O laboratório tem cinco grupos de investigação:

 

1) Formas de Vida e Práticas da Filosofia, um grupo de investigação dedicado ao estudo da relação entre a filosofia e a criação de valores, formas de vida e práticas transformadoras, tanto a um nível individual quanto a um nível coletivo.

 

2) Estética e Filosofia da Arte, um grupo dedicado ao estudo dos valores estéticos e da sua relação com as práticas artísticas, com uma atenção particular à experiência estética da cidade na interseção entre arte e filosofia.

 

3) Grupo de Estudos sobre Nietzsche, um grupo dedicado ao estudo das obras e do pensamento de Nietzsche e à relevância do seu legado para o nosso tempo, sobretudo o problema do niilismo e a crise contemporânea dos valores.

 

4) Filosofia e Literatura, um grupo criado com o intuito de desenvolver e aprofundar questões de articulação entre duas áreas tradicionalmente em conflito, a partir da própria História da Filosofia, por um lado, e também de articular o trabalho de grande qualidade que tem sido desenvolvido por investigadores do CultureLab nos últimos anos.

 

5) Grupo de Pesquisa em Filosofia Antiga, um grupo que tem como propósito o estudo do questionamento sobre os valores (tais como o bom, o belo e o verdadeiro) no pensamento filosófico antigo e do modo como a reflexão sobre os valores ao longo da história do Ocidente se foi fazendo por via de uma constante releitura dos textos antigos.

Publicações
+
2023
CultureLab • capítulos de livros
Deliberation and the struggle for truth – On enduring fear and resisting pleasure
Deliberation and the struggle for truth – On enduring fear and resisting pleasure
António de Castro Caeiro
L. Huppes-Cluysenaer & N. Coelho (Eds.), Aristotle on Truth, Dialogue, Justice and Decision. Springer.
2023
CultureLab • livros
X-Centric Futures
X-Centric Futures
Bartholomew Ryan & Giovanbattista Tusa (Eds.)
(no prelo)