CultureLab
Laboratório de
Cultura e Valor

O CultureLab (Laboratório de Cultura e Valor) explora e analisa a relação entre valor e cultura, isto é, os múltiplos modos nos quais os valores humanos e a acção de valorar se incorporam em formas de vida culturais, que têm um contexto particular e uma história. O laboratório integra vinte e seis investigadores e professores destacados que, desde 2014, publicaram mais de vinte livros (autoria e edição), oitenta artigos e setenta capítulos. A investigação em temas como Arte, Estética, Nietzsche, Niilismo, Subjetividade ou Literatura pretende contribuir para uma pesquisa abrangente acerca do(s) valor(es) tendo em consideração a sua relação com a cultura. Este modo particular de olhar para os problemas filosóficos acerca do(s) valor(es) tem uma forte dimensão meta-filosófica, na medida em que a cultura na qual valorizamos e reflectimos sobre os valores é sempre determinada e configurada pela história da filosofia e pela construção filosófica dos valores. Isto faz com que a história da filosofia, bem como a relação entre filosofia e cultura e filosofia e vida, sejam cruciais para o CultureLab.

 

O laboratório tem três grupos de investigação:

 

1) Ars Vivendi, um grupo dedicado à história, desenvolvimento e relevância contemporânea da filosofia concebida como “arte de viver”, bem como ao seu impacto nas práticas sociais e na construção de valores aos níveis ético, político, artístico e cultural.

 

2) Arte, Crítica e Experiência Estética, um grupo dedicado ao estudo dos valores estéticos e da sua relação com as práticas artísticas, com uma atenção particular à experiência estética da cidade na intersecção entre arte e filosofia.

 

3) Grupo de Estudos sobre Nietzsche, um grupo dedicado ao estudo das obras e do pensamento de Nietzsche e à relevância do seu legado para o nosso tempo, sobretudo o problema do niilismo e a crise contemporânea dos valores.

Publicações
+
2021
CultureLab • capítulos de livros
Also Spuke Zerothruster e the Bringer of Plurabilities: James Joyce e Friedrich Nietzsche
Also Spuke Zerothruster e the Bringer of Plurabilities: James Joyce e Friedrich Nietzsche
Bartholomew Ryan
M. J. M. Branco, & J. Constâncio (Eds.), Nietzsche e as Artes. Lisboa: Tinta-da-China (no prelo).
2021
CultureLab • livros
A Glossary for the XXI Century
A Glossary for the XXI Century
Michael Marder e Giovanbattista Tusa (Eds.)
(no prelo)
2021
CultureLab • capítulos de livros
Chaosmopolitanism: Reconfiguring James Joyce’s cities of thisorder and exiled selves
Chaosmopolitanism: Reconfiguring James Joyce’s cities of thisorder and exiled selves
Bartholomew Ryan
Conceptual Figures of Fragmentation and Reconfiguration (no prelo)